Um questionário elaborado com o objetivo de pesquisar dados para uma monografia, trazia a seguinte pergunta: “Onde você aprendeu Geometria?” A maioria dos alunos deu uma breve resposta: “Na escola”. Teve quem foi mais específico: “Nas aulas de matemática e de artes”. Mas, uma resposta chamou a atenção porque dizia que quem não aprendeu geometria na escola, aprendeu com alguém que já estudou esse assunto quando era estudante.” Percebe-se, que há coisas que parecem ser conhecidas somente por aqueles que freqüentaram um banco escolar. É por isso, que a responsabilidade pela formação humana exige muito dos educadores.
Dada a importância da função social da escola e levando em consideração a confiança dos pais na capacidade dos profissionais da educação para fazer a diferença na vida de seus filhos, não podemos decepcioná-los.
É doloroso para qualquer professor, que dá o máximo de si, descobrir que sua prática não está apresentando bons resultados e que seus esforços são em vão porque sua bagagem está cheia de coisas ultrapassadas e sua metodologia é inadequada. Todavia, é sublime, a vontade de superar as limitações e encarar novos desafios, se estes, “forem para o bem do povo e a felicidade geral da nação”.
O renomado educador e escritor de livros didáticos de matemática, Antonio Lopes Bigode, escreveu um artigo que trata do “professor do século XX, ensinando para jovens do século XI com currículo do século XIX”. Ele tenta alertar que há muita coisa para ser mudada. Os reajustes necessários só acontecerão quando a coragem for maior que o comodismo ou assim que isso tudo ficar insustentável devido às fortes mudanças na atual conjuntura social.
Nossas crianças e jovens circulam todos os dias pelos corredores que conduzem às salas que os aguardam para ficarem durante quatro horas por dia. Lá, eles recebem informações, ordens, pedidos, estímulos, explicações, conselhos, entre tantas coisas. Seja aritmética, álgebra ou geometria os conteúdos em questão, cada um deve ser bem explorado para mostrar seu valor na construção dos saberes de cada ser humano. E essa qualidade é que fará a grande diferença! Mas não é nada fácil, apesar de ser extremamente prazeroso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário