Pesquisar este blog

domingo, agosto 27, 2006

55.A bruxa do 301

Jornal de Cocal: 30 de junho de 2004

A mulher do 301 passa vários dias sozinha, é casada com um caminhoneiro, nunca trabalhou fora, tem duas filhas casadas, recebe poucas visitas de parentes, não concluiu o ensino fundamental mas se especializou em cuidar da vida alheia. Ela sabe muito a respeito da vida dos demais moradores do prédio. Alguns a consideraram uma pessoa prestativa quando se ofereceu para distribuir as correspondências que o carteiro coloca numa caixa comum, até perceberem que seu maior interesse estava em poder conhecer melhor seus vizinhos.

Quando ela ouve o barulho do interfone tocando num outro apartamento, pega um saquinho de lixo e se dirige para o corredor para encontrar o visitante. Ela sabe quem entra no apartamento da frente, pois observa atentamente pelo olho mágico, quem tocou a campainha.

Ela sabe quem é a mulher que liga a lavadora de roupa todos os domingos à noite, quais são as garotas que saem com o engenheiro solteirão, onde trabalha o morador do apartamento acima do seu e que “pisa forte” todas manhãs ao se levantar. Conhece a mãe dos meninos que deixam o quarto como um chiqueiro de porcos. Sabe que as garotas que fazem faculdade trabalham numa loja de móveis. Descobriu que o homem que gosta de música clássica não simpatiza com a moradora que tem um bebê chorão. Acha insuportável o policial que além de arrogante, costuma chegar bêbado nas madrugadas que está de folga. Pensa na falta de vergonha dos rapazes que assistem filmes pornográficos juntos todos os finais de semana. Debochou da família que foi despejada por ordem judicial devido aos atrasos no pagamento do aluguel. Analisou pela janela de sua sala a qualidade dos móveis das irmãs gêmeas que estavam se mudando. Imaginou que o músico saiu do prédio para se mudar para a capital porque a placa do caminhão de mudança era de lá. Acha que a aposentada do último andar é muito culta devido ao tipo de revistas e aos jornais que chegam para ela. Tem certeza de que o casal briguento vai se separar logo. Não gosta de faxineira por achá-la muito reservada e relaxada. Detesta o gato angorá que mia todo dia ao anoitecer. Já gravou a fisionomia de algumas pessoas que estiveram no prédio para ver o apartamento que esta para ser alugado.

Essa mulher sabe muito sobre seus vizinhos e eles, sabem apenas que ela é quem lhes entrega as contas de luz, telefone e outras correspondência, ou seja, uma anônima prestativa.

Nenhum comentário: